Post divigation

Tipos de massagens

Já falamos aqui no blog sobre os benefícios de uma massagem nos pés. Mas para aumentar nosso leque de conhecimentos vamos falar agora sobre aplicação das técnicas de massagem como um todo. Quem sabe neste exato momento você deseja aprender mais sobre o assunto tanto para trabalhar profissionalmente quanto para oferecer uma massagem relaxante para as pessoas que você gosta.

Acredito que um bom começo é conhecermos sobre alguns tipos e benefícios da massagem.

A massagem é, talvez, uma das tradições mais antigas de cura. Ela era usada por muitas culturas e civilizações para tratar uma variedade de doenças. Eles acreditavam nas propriedades terapêuticas da massagem.

Benefícios de uma massagem terapêutica

A massagem pode ser indicada de forma complementar para tratar uma série de distúrbios. É facilmente percebida uma sensação de relaxamento e calma em que recorre a este procedimento. Isso é devido à liberação de endorfinas que produzem sentimentos de bem-estar. Os níveis de hormônios do estresse também reduzem.

Tipo de massagens

Como introdução básica iremos citar alguns tipos comuns de massagens. Existem diversos. Mais todos os tipos têm como principal objetivo o bem-estar do individuo.

Aromaterapia – Neste tipo de massagem são usados óleos essenciais feitos a partir de flores e plantas selecionadas. Estes óleos contêm propriedades terapêuticas particulares. Podem provocar efeitos físicos, mentais e emocionais. Entre eles, alteração dos batimentos cardíacos, da respiração, da pressão arterial, do estado de ânimo etc.

Corretivas – Estas massagens são indicadas para incentivar a cura do tecido mole feridos, como músculos, tendões e ligamentos.

Reflexologia – Massagem aplicada nos pés ou mãos, através de zonas reflexas. Tem o intuito de estimular a cura em outras partes do corpo.

Shantala – Massagem especial para bebês. Pode ajudar a criança a dormir, tratar problemas de cólicas e constipação.

Shiatsu - É uma técnica de massagem oriental. Ela procura melhorar o fluxo de energia através do trabalho de certos pontos no corpo. Os princípios subjacentes da massagem Shiatsu são semelhantes aos de acupuntura.

Que tal aprender a faze massagens relaxantes? Clique neste link e saiba mais!

Algumas restrições ao uso da massagem

Devemos ficar atentos, pois existem alguns casos em que a massagem não é recomendada. Entre eles:

  • Quando há presença de cortes, infecções ou erupções cutâneas
  • Suspeita de fraturas ou ossos quebrados
  • Durante a gravidez, especialmente no primeiro trimestre

Pes Perfeitos

2 comentários sobre “Tipos de massagens

  1. Achei legal e vou repassar.É muito importante ter prevenções e tratamentos que nãos sejam apenas químicos.
    Felizmente a medicina tem acordado para isso.
    Eu me trato com drenagem linfática e a reflexologia,num e a clínica apropriada para problemas de coluna e depressão.Além de fazer pilates, o que tem melhorado muito meus músculos e meu sistema nervoso,que as pessoas em sua correria,não costumam levar muito a sério mas tem sido o que mais causa mortes mesmo em doenças como câncer.
    Até massagens leves,de carinho e cuidado,já melhoram a circulação e auto-estima das pessoas.
    Agradeço por compartilhar.
    Abraços
    Yolanda

Comentários estão fechados