Post divigation

REFLEXOLOGIA – Entrevista com o Reflexoterapeuta Douglas Miguel

Olá! Bem-vindo ao Blog Pés Perfeitos!

Estamos iniciando por esse artigo uma pequena série de entrevistas sobre Reflexologia com terapeutas especializados na área. Teremos a oportunidade de conhecer melhor também a utilização terapêutica desta técnica que é conhecida como Reflexoterapia e os benefícios que ela pode proporcionar para a saúde e bem- estar das pessoas.

Outros aspectos relacionados a Reflexologia também serão abordados como, por exemplo, o mercado de trabalho para esta área. Espero que esta série seja de grande valia e que você possa encontrar aqui informações úteis que possam contribuir para ampliar os seus conhecimentos. Pronto para saber mais?

E caso você ainda não tenha acompanhado as outras entrevistas você pode acessá-las, após esta leitura lógico, através dos links abaixo:

Entrevista com o Reflexoterapeuta Douglas Miguel

“…quando eu estimulo os pontos nos pés, as pessoas geralmente se sentem bem, e ficam mais abertas a falarem de seus problemas, e dependendo do que elas me falam lhes mostro uma música apropriada. Essa música pode tocar o coração dela e ficar gravado em sua memória, o que a ajudará nos momentos mais difíceis…”

Douglas Miguel

Resumo: Nosso primeiro Terapeuta convidado é o Douglas Miguel (dados para contato e consultas com o terapeuta veja no fim desta publicação). Nesta entrevista falaremos um pouco de sua trajetória, de aspectos gerais de Reflexologia e também da Musicaterapia aliada a Reflexologia. Vamos começar?

Reflexologia - Reflexoterapeuta Douglas Miguel

Reflexoterapeuta Douglas Miguel
Imagem fonte: http://douglasmiguelsaude.blogspot.com.br/ – gentilmente cedida pelo Terapeuta


BLOG PÉS PERFEITOS: Olá Douglas Miguel!
Primeiramente o Blog Pés Perfeitos gostaria de agradecer por você dispor um pouco do teu tempo para conversar com a gente. Para começar nossa entrevista gostaria que você se apresentasse para nossos leitores. Conte-nos sobre sua formação, e em que região você atende.
DOUGLAS MIGUEL: É um prazer falar sobre meu trabalho! Eu tenho várias formações, na área de mecânica e ferramentaria, mas me identifiquei quando conheci a Reflexologia há sete anos. Fiz um curso de Reflexologia física e emocional no instituto IOR em São Paulo. Curso com duração de 2 anos. E então me tornei Reflexoterapeuta.
BLOG PÉS PERFEITOS: Esta entrevista é direcionada para pessoas interessadas em Reflexologia, mas é provável que seguidores do blog que não conhecem sobre o assunto possam estar acompanhando. Você poderia definir de forma simples e didática, para pessoas leigas e que estão tendo o primeiro contato com esta técnica, o que é Reflexologia e também Reflexoterapia?
DOUGLAS MIGUEL: A Reflexologia é um método que estimula terminais nervosos existentes nos pés que estão relacionados a cada órgão, glândula, víscera, ou até mesmo ossos do corpo humano.

Através desses estímulos, é possível desobstruir micro vasos sanguíneos localizados nos pés, e assim restabelecer a perfeita comunicação entre o órgão afetado (dolorido ou doente) e o cérebro que por sua vez enviará agentes corretivos proporcionando a melhora da saúde física e emocional.

Reflexoterapia é a aplicação da reflexologia com abordagem voltada mais ao emocional. Na reflexoterapia, além dos benefícios dos estímulos aplicados nos pés, a pessoa pode confiar na ética do profissional, que por sua vez como um terapeuta, irá ouvi-la e ajudá-la a encontrar um caminho, que na verdade está dentro da própria pessoa.

Para isso utilizamos, musica terapia, vídeo terapia e outros recursos audiovisuais, bem como conversas positivas e estimulantes, para tocar o coração da pessoa que está sendo tratada. Trazendo uma melhora ainda mais rápida da saúde emocional que como conseqüência contribui muito para a melhora da saúde física.

BLOG PÉS PERFEITOS: Diga-nos como a Reflexologia surgiu em sua vida e porque decidiu se especializar no assunto.

DOUGLAS MIGUEL: Surgiu através de uma parente minha que é Reflexoterapeuta. Conheci através dela e pude sentir os benefícios.

Eu decidi me tornar um Reflexoterapeuta, por duas qualidades que as pessoas a minha volta observam em mim:

  • Gostar muito de ajudar os outros. Sempre gostei muito de ajudar os outros.
  • Ser habilidoso com as mãos. Tenho facilidade em reformar coisas e também criar coisas manualmente.
BLOG PÉS PERFEITOS: Para quem possa estar interessado em optar por um tratamento através da Reflexologia diga quais os benefícios que ela pode proporcionar? Que tipos de problemas e que tipos tratamento está técnica pode auxiliar?
DOUGLAS MIGUEL: Os benefícios são inúmeros, que vão desde a melhora de dores na coluna e no corpo, também o desaparecimento de sintomas de dores no estômago, ou cólicas menstruais. Melhora o funcionamento de todo o organismo, até a melhora em crises de abordagem emocional como a síndrome do pânico, a depressão, insônia, estresse, e muito mais!
BLOG PÉS PERFEITOS: Cite para nós quais as queixas mais comuns das pessoas que procuram seu atendimento?
DOUGLAS MIGUEL: As pessoas procuram o meu tratamento, para diversos problemas, como dores no corpo, dores na coluna, dores nos pés, mas a maior procura acaba sendo mesmo na questão emocional: ansiedade, estresse, angústia e similares.
BLOG PÉS PERFEITOS: A Reflexologia pode ser aplicada em diferentes regiões do corpo. É muito difundida a manipulação pelos pés. Você poderia nos dizer por que esta região é uma das mais usadas como “instrumento” na Reflexologia?
DOUGLAS MIGUEL: Isso ocorre porque, em nenhuma outra parte do corpo existem tantos plexos nervosos como existem nos pés, são mais de cem plexos. Esses plexos são correlacionados aos órgãos, membros, glândulas, vísceras e ossos do corpo inteiro.
Nos pés existe uma representação fiel do corpo inteiro!
BLOG PÉS PERFEITOS: Antes de iniciar o tratamento é realizado algum tipo de avaliação? Por favor, descreva um pouco do processo.

DOUGLAS MIGUEL: Sim, eu faço uma avaliação, onde primeiramente é feito um pequeno questionário para saber informações importantes, como, se a pessoa já passou por alguma cirurgia, se ela tem histórico de problemas cardíacos, se é fumante, e outras.

Também verifico peso e altura e o IMC (Índice de massa corporal da pessoa).

Em seqüência, faço a avaliação através dos pés, onde que dependendo do grau da dor e da sensibilidade nos pontos pressionados consigo definir, como está o sistema nervoso, e o sistema glandular dela, bem como, a condição dos órgãos tais como estômago, intestinos, fígado, tireóide e outros, traçando assim um prontuário para fazer o tratamento desse indivíduo.

BLOG PÉS PERFEITOS: Em seu site você fala sobre o uso da Musicaterapia aliada com a Reflexoterapia. Conte-nos como é o processo deste tipo de atendimento e os benefícios para o paciente.
DOUGLAS MIGUEL: Bem quando eu estimulo os pontos nos pés, as pessoas geralmente se sentem bem, e ficam mais abertas a falarem de seus problemas, e dependendo do que elas me falam lhes mostro uma música apropriada. Essa música pode tocar o coração dela e ficar gravado em sua memória, o que a ajudará nos momentos mais difíceis, ou ainda lhe ajudará a mudar o foco ou o ponto de vista sobre os seus problemas. A música tem esse poder.
BLOG PÉS PERFEITOS: Falando agora sobre o mercado de trabalho para Reflexoterapeutas. Onde o profissional da área pode exercer sua função (exemplo: consultório, SPA, empresas, etc) e quais conselhos você daria para quem quer se profissionalizar.

DOUGLAS MIGUEL: Os Reflexoterapeutas podem trabalhar em todos esses lugares sim, mas a linha que eu sigo tem muito a haver com a saúde, então o ideal, é trabalhar em uma clínica, em parceria com médicos e fisioterapeutas, ou então, abrir seu próprio consultório.

O recado que dou para os interessados em se profissionalizar nessa área é que antes de fazer qualquer curso a pessoa faça uma autoanálise para identificar o quanto ela tem de aptidão para trabalhar como terapeuta. Digo isso por que o número de pessoas que fazem o curso e que não conseguem se profissionalizar, devido a falta de se identificar com a profissão e a falta de aptidão é muito grande.

Havemos de convir que nem toda profissão é para todo mundo, e que os melhores terapeutas são os que amam o que fazem, e que tem o dom para realizá-lo.

Assim analisem antes, o quanto amariam fazer esse trabalho e o quanto de dom possuem para trabalhar como Reflexoterapeuta, para não perdem seus investimentos, assim como muitos já o perderam.

Se a pessoa sentir que ela pode ser um bom Reflexoterapeuta, então que procure um bom instituto para fazer o curso. Pois existem lugares que ensinam apenas o básico, e assim o aluno não tem condições nem segurança para ser um bom terapeuta.

BLOG PÉS PERFEITOS: O Blog Pés Perfeitos agradece por sua participação Douglas Miguel. E para encerramento desta entrevista aproveite e deixe seu recado a quem está pensando em procurar um tratamento através da Reflexologia ou para quem quer conhecer mais sobre o assunto.

DOUGLAS MIGUEL: Não há de que!

Amo falar da minha profissão!

O recado é que procurem um Reflexoterapeuta com referências ou indicação para agendar uma avaliação e começar a sentir os benefícios desse tratamento.

Mais sobre o Trabalho de Douglas Miguel:

Douglas Miguel atende em Jundiaí e região.
Além do trabalho com Reflexoterapeuta. Ela administra a Fanpage Reflexoterapia/Reflexologia Jundiaí e o Blog http://douglasmiguelsaude.blogspot.com.br/

Visite estas páginas para saber mais detalhes de contato e atendimento.

Então gostou da entrevista? Então deixe seu comentário no formulário abaixo e também compartilhe com seus amigos!!!

Pes Perfeitos

30 comentários sobre “REFLEXOLOGIA – Entrevista com o Reflexoterapeuta Douglas Miguel

  1. Gostei muito da entrevista com Douglas Miguel, com respostas sucintas porem objetivas. Estou fazendo o curso de reflexologia em Marília/SP, iniciei em janeiro e o término será em dezembro, com aulas no último sábado e domingo de cada mês. É como você disse, para atuar na área tem que amar o que faz, e eu estou amando, jamais pensaria, depois de me aposentar do banco, que iria me identificar tanto com a reflexologia, e tem um detalhe, eu sempre gostei de ajudar as pessoas e quando estou aplicando a técnica, praticamente me desligo de tudo, e é como você disse, a tendência são os pacientes se abrirem conosco. A reflexologia é tudo de bom.

  2. Sou Reflexologista há 17 anos, gostei da entrevista do Douglas, a Reflexologia trata todos esses problemas e principalmente de dores neuro-musculares (nervos e músculos), e também existe uma técnica especial para tratar os problemas psiquicos (medos, traumas), que se chama Técnica Metamórfica.

  3. Sou enfermeira formada ha 26 anos.Ha uns 06 anos conheci a reflexologia,desde então me interessei e procurei me especializar fiz alguns cursos inclusive com abordagem do emocional .Atualmente estou atendendo no R.J(Jacarepaguá). A reflexologia para mim é uma das terapias com resultados mais completos pois melhora corpo e comportamentos.(traumas).

    • Faço reflexoterapia com o Douglas a 3 meses. Uma amiga me indicou, pois ela obteve um ótimo resultado. Não foi diferente comigo. Logo no primeiro mês, já tive uma melhora de 50% da enxaqueca. Hoje, não sei mais o que é dor de cabeça. Além da disposição física que recuperei. Sou uma outra pessoa depois da reflexoterapia. Eu recomendo o Douglas Miguel, um ótimo profissional.

  4. O Blog Pés Perfeitos agradece a participação de todos nos comentários, agradece novamente ao Terapeuta Douglas Miguel por compartilhar de seus conhecimentos e experiências, e convida a todos acompanhar a próxima entrevista que será publicada nesta próxima Terça-feira, dia 22/10/2013.

    Nos vemos lá então. Abraços!

Comentários estão fechados