Post divigation

Dicas de tratamento para calos nos pés

Calo nos pés é um problema que incomoda. Além de tudo deixa os pés com uma má aparência. Saiba que este é um problema comum e pode acometer qualquer pessoa.
Mas como surgem e como evitá-los? Quais cuidados nós devemos ter com o nossos pés quando esse problema já está instalado?

Como surgem os calos?

Pressão e atritos na pele causam endurecimento da pele resultando assim em calos. No caso dos pés os fatores que contribuem para o aparecimento de calosidades são o uso de calçados inadequados ou a prática de alguma atividade que implica pressão e fricção frequentes nos pés.

Quais locais nos pés que mais apresentam calos?

Geralmente, os calos se apresentam na parte de cima dos dedos dos pés e entre eles devido a pressão e atrito com o calçado. E é comum também aparecer na planta do pé.

Como evitar o surgimento de calosidades?

O grande segredo está na eliminação da causa. Portanto evite ou pare de usar sapatos apertados. Não fique de pé o tempo todo. Reduzir o peso corpóreo também é importante. E evite atividades que causam pressão nos pés. Outra coisa que pode amenizar o incômodo que os calos causam é usar palmilhas para absorver impactos.

Tratamento

Com o problema já instalado a primeira coisa a fazer é evitar aplicação de qualquer medicamento sem orientação médica. Importante também não fazer nenhuma manipulação para retirada dos calos com material perfuro cortante. Isso é potencialmente perigoso e pode resultar em infecções. Evite o auto-tratamento.
O tratamento deve ser realizado por profissional da área de saúde e consiste na prevenção e correção do problema.
O profissional pode te indicar palmilhas adequadas e auxiliá-lo na escolha de calçados adequados a seu tipo de pisada. Tudo isso contribuirá para prevenir o reaparecimento de calos e outros tipos de lesões.
Como ação corretiva o procedimento será a eliminação adequada das calosidades.

AVISO

As informações contidas neste blog não substituem aconselhamento profissional e orientação de seu médico, a quem você deve e tem total responsabilidade de consultar antes de tomar decisões sobre sua situação e problemas de saúde.

2 comentários sobre “Dicas de tratamento para calos nos pés

Comentários estão fechados